Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Síria: Exército turco instala "postos de observação" em Idleb

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Istanbul, Turquia, 13 out (Lusa) -- O exército turco anunciou hoje ter começado a instalar "postos de observação" na província de Idleb, no noroeste da Síria, a fim de estabelecer uma zona tampão para pôr termo aos combates na região controlada pelos extremistas.

"Na quinta-feira, 12 de outubro, iniciámos os trabalhos de instalação de postos de observação", informou o Estado-Maior turco em comunicado.

Segundo os 'media' turcos, uma coluna militar de grande dimensão, incluindo tanques, chegou na noite de quinta-feira à província de Idleb.

O jornal Hürriyet noticiou hoje que três dezenas de veículos blindados transportando uma centena de soldados turcos, entre os quais membros das forças especiais, atravessou a fronteira durante a noite, e acrescenta que esse número pode aumentar nos próximos dias.

O exército turco lançou, no passado domingo, operações de reconhecimento com vista a estabelecer no noroeste da Síria uma das quatro zonas de apaziguamento negociadas na conferência de Astana pela Rússia e Irão, aliados do regime sírio, e pela Turquia, que apoia os rebeldes.

Essa zona de alívio abarca a província de Idleb, a única no noroeste sírio a escapar ao regime do Presidente Bashar al-Assad, mas também uma parte das províncias vizinhas de Hama (centro), Aleppo (norte) e Lattaquié (oeste).

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) anunciou na noite de quinta-feira a entrada de forças turcas em Idleb, com vista a uma "implantação" no noroeste do país.

A guerra na Síria fez mais de 330 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados desde que estalou em março de 2011.

DM (PCR) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Macau com recorde de 32,6 milhões de visitantes em 2017

Macau bateu um novo recorde ao receber mais de 32,6 milhões de visitantes em 2017, revelam dados preliminares divulgados esta quarta-feira pela Direção dos Serviços de Turismo (DST) que antecipa, para este ano, um crescimento de 1 a 3%.

Reservas angolanas podem descer 50% mantendo-se nível de despesas em moeda estrangeira

Luanda, 18 jan (Lusa) - As reservas de divisas em Angola poderão registar este ano uma quebra de cerca de 50% a manter-se o mesmo nível de despesas em moeda estrangeira, afirmou hoje em Luanda o governador do Banco Nacional de Angola (BNA).

Guterres avisa que ameaça das armas de destruição em massa está a ganhar força

Nações Unidas, 18 jan (Lusa) -- O secretário-geral da ONU, António Guterres, avisou hoje que a ameaça das armas de destruição em massa está a ganhar força, apelando a um novo impulso das políticas internacionais de não proliferação.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.