Jornal Diário Jornal das 13

Mais de 40 concelhos do continente em risco 'máximo'

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) -- Mais de 40 concelhos de sete distritos de Portugal continental apresentam hoje risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o instituto, em causa estão mais de 40 concelhos dos distritos de Faro, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança.

O IPMA colocou ainda em risco 'muito elevado' e 'elevado' de incêndio vários concelhos de quase todos os distritos do continente (18).

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o 'reduzido' e o 'máximo'.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Às 06:30, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de dois incêndios em curso, três em fase de resolução e 13 em conclusão.

Quanto ao estado do tempo para hoje, o IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado e com neblinas ou nevoeiros no litoral entre Sines e o rio Douro até meio da manhã.

Segundo o IPMA, esta nebulosidade poderá persistir até meio da tarde em alguns locais da faixa costeira a norte do cabo da Roca.

A partir da tarde, adianta o Instituto, está previsto um aumento de nebulosidade por nuvens médias e altas nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando temporariamente moderado de leste na costa sul do Algarve a partir da manhã e do quadrante sul nas terras altas, pequena descida da temperatura mínima na região Sul e descida da máxima no litoral a norte do cabo da Roca, que será acentuada em alguns locais.

No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre 08 graus Celsius (em Braga e Bragança) e os 18 (em Faro) e as máximas entre 19 (em Viana do Castelo) e os 32 (em Évora e Beja).

DD // FPA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Governo mantém proibição de fogo-de-artifício nos distritos em alerta vermelho

O Governo esclareceu este domingo que até ao dia 22 de agosto, data até à qual vigora o alerta vermelho devido ao risco de incêndio em sete distritos, se mantém a proibição do uso de fogo-de-artifício.

Mais de 70 patrulhas militares reforçam prevenção de incêndios

Mais de 70 patrulhas militares (19 da Marinha e 53 do Exército), num total de 226 militares, estão no terreno desde este sábado e até ao dia 25 para apoiar a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na prevenção de incêndios.

Famílias com bebés recém-nascidos recebem apoio de projeto solidário

Várias famílias carenciadas com bebés recém-nascidos, de Norte a Sul do país, estão a ser apoiadas durante um ano por um projeto inovador. O Porto Canal foi conhecer o caso do Moisés, um bebé de quatro meses que recebeu um cabaz com vários produtos, sendo que para os pais esta é uma ajuda preciosa.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.