Jornal das 13 Jornal Diário Último Jornal

Museu Nacional de Arte Antiga debate futuro com exemplos europeus

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 13 out (Lusa) -- O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, acolhe hoje o debate "MNAA Século XXI -- Modelos de gestão, financiamento e recursos humanos nos museus da Europa", para discutir o futuro da instituição.

O dia no MNAA começa às 09:30, estando a primeira palestra a cargo do diretor do Museu Nacional de História e de Arte do Luxemburgo, Michel Polfer, seguindo-se a subdiretora do Museu de Belas Artes de Bilbao, Marta García Maruri.

Em declarações à agência Lusa sobre o evento, o diretor do MNAA, António Filipe Pimentel, salientou que o museu nacional "está evidentemente num processo de mudança consolidado" e que o objetivo da iniciativa de sexta-feira, organizada pelo Grupo de Amigos do MNAA, é apresentar "casos práticos considerados úteis" para que se possa ter noção do que acontece no exterior.

De acordo com Pimentel, a mudança no MNAA tem de ser feita em dois registos: "Por um lado a questão física, da ampliação - trabalhada com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Direção-Geral do Património Cultural -- e, por outro, o modelo de gestão, de recursos humanos, financeiros".

O debate prossegue até para lá das 17:00 com a participação de responsáveis dos museus reais de Turim, do Rainha Sofia e do Prado, de Madrid, antes de o diretor do MNAA apresentar "O estudo 'MNAA 2020': projetando o século XXI".

Com o patrocínio da Fundação Millennium BCP, o evento vai ter tradução simultânea e tem entrada gratuita, mediante inscrição.

AG (TDI) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

Incêndios: Número de mortos sobe para 44

Os incêndios florestais que deflagraram no domingo em várias zonas do país provocaram 44 mortos, disse hoje à Lusa a adjunta do comando nacional da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar.

Denúncias de Bullying aumentam nas escolas

As denúncias de Bullying nas escolas estão aumentar de ano para ano. De acordo com a PSP, as ocorrências ligadas a ofensas à integridade física, injurias e ameaças chegaram às duas mil em 2016. A comunidade escolar está em alerta para o problema e conta com profissionais especializados para o combate ao fenómeno.

Toda a costa portuguesa sob 'aviso amarelo' devido à agitação marítima no fim de semana

Toda a costa portuguesa vai estar sob 'aviso amarelo' no sábado e no domingo por causa da agitação marítima, prevendo-se ondas até cinco metros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESCUBRA MAIS

Consultório

Como prevenir a gripe - medicamentos e...

Nota Alta

Mazgani - "The Faintest Light"