Exportações chinesas subiram 9% e importações 19,5% em setembro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Pequim, 13 out (Lusa) - As exportações chinesas aumentaram 9%, em setembro, face ao mesmo mês do ano passado, enquanto as importações subiram 19,5%, segundo dados publicados hoje pelo Gabinete Nacional de Estatísticas (GNE) chinês.

No mesmo mês, o superavit da segunda maior economia mundial ascendeu a 193.000 milhões de yuan (24.700 milhões de euros), uma queda homologa de 28%.

Os analistas justificam o aumento das exportações chinesas pela recuperação económica nos principais parceiros comerciais do país, como a União Europeia e os Estados Unidos.

No conjunto dos primeiros nove meses do ano, as exportações registaram uma subida homologa de 12,4%, enquanto as importações cresceram 22,3%, segundo os dados do GNE.

Entre janeiro e setembro, as vendas da China ao exterior ascenderam a 11,16 biliões de yuan (1,43 biliões de euros), e as importações a 9,13 biliões de yuan (1,17 biliões de euros).

No mesmo período, o superavit comercial fixou-se em 2,03 biliões de yuan (260.000 milhões de euros), uma queda homologa de 17,7%.

JOYP // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.