Famílias portuguesas acolhem estudantes estrangeiros na ceia de Natal

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 23 dez (Lusa) - Cerca de uma dezena de estudantes estrangeiros da Universidade de Aveiro (UA) vai passar a ceia de Natal na casa de famílias portuguesas, no âmbito de uma iniciativa da delegação local da Erasmus Student Network (ESN).

O projeto intitulado "Christmas: Erasmus with Portuguese Families" tem como objetivo proporcionar uma noite mais acolhedora aos alunos internacionais que não têm possibilidade de passar o Natal nas suas casas.

Em declarações à Lusa, o presidente da ESN - Aveiro, Pedro Silva, disse que a iniciativa serve também para enriquecer a cultura dos participantes, que aprendem como é celebrada esta data tão especial, no país que os acolheu.

"A maior parte das vezes, as famílias convidam os alunos para chegarem um pouco mais cedo e ajudarem a preparar a ceia de Natal, para mostrar como é que se faz", explicou o mesmo responsável.

Pedro Silva adiantou ainda que para os portugueses esta é também uma forma solidária de conhecerem alguém de um país diferente, fazerem novos amigos e até praticar uma língua estrangeira.

De acordo com o mesmo responsável, este ano inscreveram-se 11 estudantes estrangeiros, sendo a maioria oriunda da China e do Brasil.

A iniciativa, que se repete na Páscoa, começou a ser realizada em 2011.

A delegação de Aveiro da ESN é uma organização sem fins lucrativos, constituída por estudantes da academia aveirense, que tem como objetivo apoiar a integração de todos os alunos internacionais que efetuem um período de mobilidade na UA, na vida da academia e na cidade de Aveiro.

Neste ano letivo, a UA acolhe mais de 300 alunos oriundos de países tão longínquos como a China, Japão ou Brasil, que escolheram esta instituição para efetuarem um período de mobilidade durante os seus estudos.

JYDN // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.