Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Fim de semana com calor, chuva regressa segunda-feira devido ao furacão Ophelia

Fim de semana com calor, chuva regressa segunda-feira devido ao furacão Ophelia
| País
Porto Canal com Lusa

O fim de semana vai ser marcado por temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira a chuva regressa devido à passagem do furacão Ophelia, adiantou à Lusa meteorologista Maria João Frada.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para o fim de semana estão previstas temperaturas acima dos 30 graus Celsius na generalidade do território, mas na segunda-feira, o cenário muda muito por conta da trajetória do furacão Ophelia, que hoje está no Atlântico.

"A partir de segunda-feira parece que vai haver uma mudança no estado do tempo, mas até lá vamos continuar, na generalidade do território, com temperaturas acima do normal para a época, com máximas acima dos 30 graus", disse.

Segundo Maria João Frada, para hoje está prevista, no litoral a norte do Cabo Raso, uma descida da temperatura devido a uma massa de ar que tem um trajeto marítimo e que dá origem a mais humidade.

"Amanhã [sábado] vai haver uma subida da temperatura, ficando as máximas acima dos 30 graus na generalidade do território e no domingo vamos ter uma subida das mínimas, que em alguns locais poderão dar origem a noites tropicais", destacou.

Na segunda-feira, de acordo com a meteorologista, vai haver uma mudança no estado do tempo, com chuva e descida das temperaturas em parte devido ao furacão Ophelia que neste momento está no Atlântico, longe do continente e que no sábado vai passar a sudoeste dos Açores.

"Vai passar longe e não vai afetar diretamente o continente, mas vai dar-nos uma mudança de situação. Há-de vir uma componente de vento de sul, uma massa de ar mais quente e instável que vai trazer períodos de chuva ou aguaceiros. A intensidade destes aguaceiros vai depender se o furacão, que na segunda-feira já vai ser uma tempestade ou depressão, vai passar mais longe ou perto", explicou.

No entender de Maria João Frada, esta passagem do Ophelia vai "abrir a porta" para uma mudança no estado do tempo.

"Na segunda e na terça-feira a previsão é de ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, mas no resto da semana ainda é cedo para dizer, mas pode não ser o mesmo cenário", disse.

+ notícias: País

Entidades acreditam que população do Interior usa fogo posto como forma de chamar à atenção

O fogo posto nas áreas protegidas pode ser um de apelo das populações que vivem num interior que, dizem eles está praticamente abandonado. Esta é uma das conclusões dos especialistas e também dos autarcas que reclamam mais medidas de apoio a estes cidadãos.

Queixas na Saúde não param de aumentar

Durante o ano passado a Entidade Reguladora da Saúde recebeu mais de 70 mil reclamações dos serviços de saúde públicos e privados. As queixas dos utentes foram em média 192 por dia, o destaque foi para o tempo de espera para as consultas.

Todos os casos de sarampo confirmados até agora estão curados

Todos os 109 casos confirmados de sarampo no surto da região Norte estão curados, havendo ainda 18 casos a ser investigados, segundo um boletim hoje emitido pela Direção-geral da Saúde (DGS).

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS