Emissões líquidas de dívida atingiram 2 mil ME em agosto, devido a emissões do Estado

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 out (Lusa) -- As emissões líquidas de títulos por residentes somaram 2,02 mil milhões de euros em agosto, principalmente impulsionadas pelas emissões de dívida soberana, divulgou hoje o Banco de Portugal.

Segundo as estatísticas de emissões de títulos do Banco de Portugal (BdP), em agosto, o setor público destacou-se ao emitir 2,289 mil milhões de euros em dívida, quando em julho o valor tinha sido negativo em 527 milhões de euros (ou seja, nesse mês houve mais amortizações do que emissões).

Já as empresas (não financeiras) emitiram 30 milhões de euros em títulos de dívida em agosto, bem abaixo dos 500 milhões de julho.

Já o setor financeiro registou emissões líquidas negativas de 299 milhões de euros, o que significa que houve mais amortizações do que emissões. Em julho, o valor das emissões no setor financeiro tinha sido positivo em 1.151 milhões.

Comparando agosto deste ano com o mesmo mês de 2016 verifica-se que então o valor das emissões líquidas de títulos por residentes foi superior, 2,841 mil milhões de euros, também então devido sobretudo à dívida emitida pelo Estado.

IM// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.