Produção industrial sobe na zona euro e UE em agosto, Portugal com 3.º aumento mensal

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 12 out (Lusa) - A produção industrial subiu, em agosto, na zona euro e na União Europeia (UE), quer em termos homólogos quer em cadeia, com Portugal a registar o terceiro maior aumento face a julho, entre os Estados-membros, divulga o Eurostat.

Na zona euro, a produção industrial aumentou 3,8% face a agosto de 2016 e 1,4% na comparação com julho.

No conjunto dos 28 Estados-membros, o indicador cresceu 3,9% em termos homólogos e 1,7% em cadeia.

Segundo o gabinete de estatísticas da UE, as maiores subidas mensais registaram-se na República Checa (14,3%), em Malta (5,4%) e em Portugal (4,7%), enquanto as principais quebras se observaram na Holanda (-2,3%), na Suécia (-1,8%), em França e na Finlândia (-0,4% cada).

Face a agosto de 2016, a Lituânia (13,1%), a Letónia (12,1%) e a Roménia (10,3%) tiveram os maiores aumentos na produção industrial e a Holanda o único recuo (-1,8%).

Em Portugal, o indicador cresceu 8,7% na variação homóloga.

IG// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.