Defesa de Sócrates diz que acusação é "condenação sumária na opinião pública"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 out (Lusa) -- A defesa de José Sócrates considerou hoje que a acusação do Ministério Público não é "minimamente séria nem objetiva", classificando-a como uma "violenta campanha de difamação e condenação sumária na opinião pública" do ex-primeiro ministro.

Em conferência de imprensa, o advogado João Araújo disse que o Ministério Público, na acusação do processo 'Operação Marquês', "não procurou a verdade" e que, no caso dos crimes de corrupção que lhe são imputados, "são escassíssimos e insubsistentes" os factos que serviram para deter o ex-primeiro-ministro.

"Não se tratou de buscar a verdade, antes de procurar a incriminação do nosso constituinte, enquanto o expunha a uma espécie de julgamento mediático, a uma violenta campanha de difamação e a uma condenação sumária na opinião pública", acusaram os advogados.

Os causídicos nada disseram sobre um possível pedido de abertura de instrução, justificando que a acusação é longa e que ainda não tiveram tempo de a analisar.

Sócrates está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

Numa primeira reação à acusação hoje divulgada, a defesa de José Sócrates assegurou em comunicado que vai examinar detalhadamente o despacho do Ministério Público contra o ex-primeiro-ministro na Operação Marquês e que irá "usar todos os meios do direito para derrotar" uma "acusação infundada, insensata e insubsistente".

CC/FP // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Caixa de medicamento "antifascista" colocada na campa de Salazar

No cemitério do Vimieiro, em Santa Comba Dão, foi colocada uma enorme caixa de medicamentos na campa de António de Oliveira Salazar. Autoria do artista português Bordalo II, o “probiótico antifascista” tem o nome de “Liberdade” e o vídeo partilhado pelo próprio nas redes sociais já está a gerar uma forte onda de contestação, a poucos dias das comemorações dos 50 anos do 25 de abril.

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".