Jornal Diário Jornal das 13 Último Jornal

Candidatura do Porto à sede da EMA colhe elogios em Bruxelas

| Norte
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 11 out (Lusa) -- A candidatura do Porto à sede da Agência Europeia do Medicamento (EMA) colheu hoje elogios de vários eurodeputados do Partido Popular Europeu (PPE), em Bruxelas, que destacaram como a comunidade civil da cidade está envolvida neste projeto.

Por iniciativa do eurodeputado social-democrata Paulo Rangel, após sugestão da comissão da candidatura do Porto à EMA, um grupo de 20 pessoas, entre reitores de instituições públicas e privadas de ensino superior do Porto, representantes de estruturas culturais da cidade, da Área Metropolitana do Porto e da Associação Comercial do Porto estiveram esta tarde no Parlamento Europeu a apresentar o que a cidade tem para oferecer.

O encontro decorreu com Manfred Weber, presidente do grupo do PPE, e com os eurodeputados Alain Lamassoure (França), Esteban Gonzalez Pons (Espanha), Dubravka Suica (Croácia) e Andrey Kovatchev (Alemanha). Esteve também presente o eurodeputado polaco do Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus Kazimierz Ujazdowski.

Esteban Pons disse abertamente que, depois de atribuir a pontuação máxima (três votos) a Barcelona, cidade que está entre as 19 candidatas à sede da EMA, os eurodeputados espanhóis do PPE escolherão o Porto (atribuindo-lhe dois votos).

Para Paulo Rangel, "é nessa contabilidade dos votos segundos que talvez se faça a diferença para saber quem passa a uma fase seguinte".

"Eu diria que está tudo em aberto, não tanto no sentido de ganhar, mas de passar à fase seguinte. Não vamos entrar em triunfalismos bacocos", disse aos jornalistas.

Rangel admitiu ter ficado surpreso com o elogio feito pelos eurodeputados ao facto de a apresentação envolver a sociedade civil do Porto, afirmando que isso significa que há "toda uma cidade que está unida em volta" do projeto.

O social-democrata destacou ainda o "empenho forte e genuíno" do Governo e dos embaixadores nesta candidatura, lembrando que a diplomacia portuguesa conta já com "dois grandes feitos", designadamente ter Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia durante 10 anos e António Guterres como secretário-geral das Nações Unidas.

Eurico Castro Alves e Ricardo Valente, da Comissão da candidatura do Porto à sede da EMA, fizeram um balanço positivo desta iniciativa.

"Este momento foi muito importante, porque com a ajuda dos eurodeputados [portugueses], todos sem exceção, sentimos um empenhamento grande. Falámos com pessoas que são estratégicas para a decisão final, porque são influenciadores. Passámos a nossa mensagem e acabámos de vez com aquele mito de que o Porto não cumpre com os requisitos", disse Eurico Castro Alves.

O vereador da Câmara do Porto Ricardo Valente destacou também a importância de demonstrar aos decisores em Bruxelas "as valências do Porto".

"O próximo mês é para trabalhar junto dos decisores finais e dar a conhecer a parte menos conhecida do Porto, que tem a ver com o 'health cluster' e as universidades" existentes e suas ofertas, disse.

JAP // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Direção Geral de Alimentação e Veterinária deteta trichinella em javalis caçados em Trás-os-Montes

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) detetou trichinela em javalis caçados em montarias nos concelhos da região de Trás-os-Montes. O consumo de carne dos animais infetados tem risco para a saúde humana por isso todos os javalis abatidos têm de ser submetidos à análise da doença.

Ranking mundial mostra que é mais fácil circular em Lisboa e Guimarães do que no Porto

É no Porto que se perde mais tempo no trânsito... Um ranking internacional revala que conduzir na cidade do Porto à hora de ponta pode ser um verdadeiro teste à paciência dos automobilistas, que ficam muitas vezes bloqueados em longas filas, onde a velocidade de circulação é extremamente baixa.

Últimos minutos de vida de Camilo Castelo Branco retratados em peça de teatro no Porto

Os últimos minutos de vida de Camilo Castelo Branco são recriados numa peça em cena no Teatro Nacional São João, no Porto. Chama-se 'A longa noite de Camilo' e estreia na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

RELACIONADAS

DESCUBRA MAIS