OPEP revê em alta procura mundial de petróleo este ano e em 2018

| Economia
Porto Canal com Lusa

Viena, 11 out (Lusa) - A OPEP reviu hoje em alta a estimativa de crescimento anual da procura mundial de petróleo em 2017 e 2018 para 1,52% e 1,43%, respetivamente, devido à melhoria das perspetivas da conjuntura internacional.

No relatório mensal de outubro, a OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) prevê que o planeta consuma uma média de 96,80 milhões de barris por dia este ano e de 98,19 milhões de barris por dia em 2018.

Assim, o crescimento anual é de 1,45 milhões de barris (1,52%) em 2017 e de 1,38 milhões de barris por dia (1,43%) em 2018, estimativas que superam em 30.000 barris por dia as publicadas há um mês.

As novas projeções "refletem, principalmente, os dados recentes que mostram uma melhoria das atividades económicas", indica o documento divulgado hoje em Viena, onde é a sede da OPEP.

"A economia mundial continua a melhorar", sublinham os especialistas da organização, e explicam que os cálculos se baseiam num crescimento mundial de 3,6% em 2017 e de 3,5% em 2018, depois destas taxas terem subido um ponto percentual face ao relatório de setembro.

Estas melhorias, juntamente com a previsão de um maior consumo de combustível para o aquecimento durante o próximo inverno no hemisfério norte - que se espera mais frio que o passado - "deveriam" ativar o mercado petrolífero nos próximos meses, explica a OPEP no relatório.

MC // MSF Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.