FMI avisa que busca excessiva de lucros pode pôr em risco estabilidade financeira

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 out (Lusa) -- O FMI considera que os riscos para a estabilidade financeira mundial diminuíram, acompanhando a recuperação económica, mas avisa que há vulnerabilidades que podem pôr em causa esta acalmia, nomeadamente procura de lucros nos mercados financeiros.

No Relatório de Estabilidade Financeira Global, hoje divulgado, a instituição liderada por Christine Lagarde considera que "a estabilidade financeira mundial continua a melhorar", a par da retoma da economia mundial e do dinamismo dos mercados financeiros.

Contudo, avisa também que a recuperação da economia mundial ainda é um processo em curso e que é necessário continuarem a existir medidas para a sustentar.

Além disso, alerta, estão a ser gerados excessos nos mercados financeiros que podem levar a que a acalmia se torne turbulência.

Desde logo avisa para o risco de mercado, considerando que investidores (nomeadamente institucionais) estão a mudar de ativos em busca por rendimentos melhores, expondo-se a mais riscos.

Outros riscos referidos são o elevado endividamentos das economias mais desenvolvidas, (G20), com o FMI a considerar que a "alavancagem do setor privado já é maior do que antes da crise financeira", a maior dependência dos países emergentes de empréstimos do estrangeiro e ritmo de expansão do crédito na China.

Para evitar que estas vulnerabilidades ponham em causa a estabilidade financeira, o FMI defende que os decisores devem manter políticas que sustentem a economia, desde logo que os bancos centrais mantenham alguns estímulos monetários para apoiar a economia e aumentar a inflação, reduzindo os seus balanços de forma gradual.

Quanto aos bancos privados, o FMI considera que estão mais resistentes desde a crise, com mais capital e liquidez, e que estão a reestruturar o seu negócio aos novos tempos, mas admite que muitos ainda continuam a lutar para alcançar a viabilidade.

Aos países emergentes, a instituição refere que é importante que usem o endividamento de forma correta, no desenvolvimento e para se tornarem menos desequilibrados, e que na China devem ser tomadas medidas para tornar a economia menos dependente do crédito.

IM // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.