Greve de médicos na região Norte com grande impacto e surpresa entre utentes

| Norte
Porto Canal com Lusa

A greve de médicos na região Norte convocada para esta quarta-feira está a ter impacto em várias cidades, especialmente no Porto, Bragança e Braga, e a ser sentida com bastante surpresa por parte dos utentes, avança esta quarta-feira a agência Lusa.

Atualizado 11-10-2017 17:04

No Centro Hospitalar do São João, no Porto, a greve foi sentida sobretudo nas consultas de controlo de sangue e ainda na consulta de ginecologia pós-operatória, avança a Lusa.

Os utentes que falaram à agência Lusa manifestaram-se surpreendidos e até irritados pelo impasse de que foram informados no momento do atendimento, relembrando as consequências que vão sentir de não terem a consulta.

A greve repercutiu-se também ao nível das unidades de saúde familiar, tendo na de Valbom, em Gondomar, faltado os três médicos que estavam ao serviço de manhã, disse à Lusa uma fonte daquela unidade.

Em Bragança, a greve dos médicos fechou todos os blocos operatórios dos três hospitais do distrito levando ao cancelamento de 22 cirurgias, informou a representante dos sindicatos à Lusa.

O centro de saúde de Santa Maria também foi afetado sendo que a expressão mais ouvida pela Lusa entre os utentes foi de “ai há greve?”.

Já em Braga, a greve teve mais impacto num dos principais centros de saúde da cidade onde a adesão ronda os 100% em algumas unidades, avança a agência Lusa.

Os médicos reclamam assim a redução de 18 horas para 12 horas semanais no serviço de urgência, bem como a diminuição dos utentes por médico de família de 1.900 para 1.500 utentes.

A greve foi convocada pelos dois sindicatos médicos - Sindicato Independente dos Médicos e Federação Nacional dos Médicos.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.