Chuva, vento, neve e agitação marítima marcam véspera e dia de Natal

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 dez (Lusa) -- O estado do tempo vai agravar-se a partir de hoje e durante o Natal, prevendo-se chuva acompanhada de trovoada, vento forte a agitação marítima na véspera e no dia, de acordo com a meteorologista Cristina Simões.

"Durante o dia de hoje já se prevê alguma precipitação fraca, o vento vai soprar fraco a moderado do quadrante sul e a temperatura mínima vai descer, seguindo-se um agravamento do estado do tempo para a noite [de véspera] e dia de Natal", adiantou à agência Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por causa do mau tempo, o IPMA já colocou os 18 distritos de Portugal continental sob aviso laranja e amarelo.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estão, a partir de hoje e até 06:00 de terça-feira, sob aviso amarelo, passando depois, a partir dessa hora e até 17:59 de quarta-feira, a laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima com ondas de 5 a 7 metros.

O aviso laranja implica situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo -- o terceiro mais grave da escala - pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades.

O IPMA colocou também sob aviso amarelo todos os distritos do continente, a partir das 00:00 de terça-feira e até ao final do dia de quarta-feira, devido à previsão de chuva forte, passando a aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, vento do quadrante oeste com rajadas que podem chegar aos 95 quilómetros/hora nas terras altas e queda de neve.

"Para amanhã [véspera de Natal] estamos a prever um agravamento do estado do tempo com a passagem de uma superfície frontal. Prevemos precipitação forte a partir de terça-feira, o vento vai intensificar nas terras altas e nas regiões do litoral", disse.

De acordo com Cristina Simões, a passagem de sistemas frontais de atividade moderada ou forte, até quinta-feira, irá originar chuva, sendo por vezes forte na véspera e de Natal, em especial nas regiões norte e centro.

"A partir do dia 25, a situação tende a desagravar e os avisos laranja e amarelo terminam, mantendo-se apenas o de agitação marítima", disse a meteorologista, salientando que na quinta-feira vai continuar a haver chuva, mas mais fraca.

Cristina Simões referiu também que está prevista uma pequena subida de temperatura hoje e terça-feira, seguida por uma descida no dia Natal.

"Alternadamente vamos tendo agravamento e desagravamento na consoada e dia de Natal e depois volta a agravar nos dias 27 e 28", disse.

No que diz respeito às temperaturas, Cristina Simões adiantou que as mínimas e máximas vão subir ligeiramente devido à precipitação, voltando depois a descer a partir de sexta-feira.

Quanto aos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a previsão para terça e quarta-feira é de períodos de céu muito nublado, aguaceiros e vento fraco.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.