Intensidade do vento da tempestade tropical Ophelia aumentou nas últimas horas

| País
Porto Canal com Lusa

Velas, Açores, 09 out (Lusa) -- A intensidade do vento da tempestade tropical Ophelia aumentou nas últimas horas e está agora a 1.355 quilómetros dos Açores, anunciou hoje o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores.

De acordo com o comunicado, disponibilizado na página do Facebook da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), às 21:00 locais (mais uma hora em Lisboa), "o centro da tempestade tropical Ophelia localizava-se a 1.355 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores, tendo a intensidade do vento aumentado nas últimas horas".

O IPMA esclarece que o vento médio é agora de 75 quilómetros/hora e que as rajadas são na ordem dos 95 quilómetros/hora.

"O ciclone Ophelia está a deslocar-se para nordeste a 06 quilómetros/hora", adianta o IPMA, assinalando que é de esperar que "continue a intensificar-se nas próximas 48 horas".

Contudo, ao longo do dia de terça-feira, "deverá deslocar-se para sudeste, pelo que deverá permanecer a sul da região pelo menos até sexta-feira, não se prevendo desta forma que afete o estado do tempo nas ilhas nos próximos quatro dias".

"Devido a diferentes resultados dos modelos de previsão meteorológica, quer na intensidade quer na trajetória, a incerteza relativamente à previsão para o período superior a 96 horas permanece elevada", salienta o IPMA.

SR // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".