Edward Snowden aceitaria asilo no Brasil -- imprensa

| Economia
Porto Canal / Agências

Brasília, 23 dez (Lusa) - O ex-analista da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden, disse que aceitaria asilo no Brasil, mas sem a condição de fornecer informações sobre o programa de espionagem norte-americano, segundo a estação de televisão brasileira Globo.

"Se o Governo brasileiro quiser defender os direitos humanos, será uma honra para mim fazer parte disso", disse Snowden numa entrevista emitida no domingo pela Globo.

"Jamais trocaria informação em troca de asilo", afirmou. O ex-analista da NSA referiu também que isso não seria do interesse de Brasília.

Na entrevista, Snowden elogiou o Brasil como "uma das mais interessantes e vibrantes democracias do mundo".

A Globo obteve as declarações do antigo analista da NSA através de correio eletrónico e por intermédio do seu advogado em Nova Iorque.

O ex-consultor da NSA tinha pedido asilo em julho a vários países, incluindo o Brasil, e em agosto obteve asilo temporário por um ano na Rússia, onde vive em local não revelado.

O diário brasileiro Folha de São Paulo publicou na terça-feira passada uma "carta aberta para o povo brasileiro" de Snowden, na qual dizia estar pronto para ajudar a investigação do Senado brasileiro sobre a espionagem dos EUA ao Brasil.

Na carta aberta, Snowden anunciou a intenção de pedir asilo permanente ao Brasil, país que lidera diversas iniciativas globais para regular a espionagem através de internet, depois da divulgação dos documentos da NSA que revelaram que os EUA espiaram as comunicações da Presidente brasileira, Dilma Rousseff, de vários dos seus ministros e dirigentes da empresa pública petrolífera, Petrobras.

A imprensa brasileira informou no domingo que Dilma Rousseff disse que Snowden nunca fez um pedido formal de asilo no Brasil.

No Brasil, a concessão do asilo é uma prerrogativa do poder executivo, decidida pela Presidente, a partir das avaliações dos ministérios das Relações Externas e da Justiça.

Edward Snowden enfrenta acusações de espionagem nos EUA.

FV (RN) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.