Citicorp "sem condições" para representar obrigacionistas na assembleia-geral da Oi

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 out (Lusa) -- A empresa de serviços financeiros Citicorp "não se encontra em condições de representar" os lesados individuais no caso da PT/Oi na assembleia-geral de credores, que decorre no Brasil a 23 de outubro, informou hoje fonte ligada ao processo.

Segundo uma informação transmitida à agência Lusa pela Candeias & Associados, firma que representa centenas de lesados neste caso, "a Citicorp [em Portugal] veio comunicar que não se encontra em condições de representar os interesses dos credores obrigacionistas que desejem apresentar as suas reivindicações individualmente na assembleia-geral da Oi", inicialmente prevista para segunda-feira, mas que decorre a 23 de outubro.

A mesma fonte especifica que "o motivo prende-se com a extrema complexidade do processo de recuperação de créditos aliado à falta de tempo para a recolha das opiniões dos credores obrigacionistas".

Na informação enviada à Lusa, a firma Candeias & Associados acrescenta que a Citicorp "não conseguiu reunir as condições para auxiliar os lesados da PT/Oi no processo de adesão" direcionado a credores, que possibilita reaver parte da dívida.

"A explicação reside no facto de o 'trustee' não poder ser visto como um advogado e, como tal, não poder prestar qualquer aconselhamento jurídico nem poder representar qualquer obrigacionista, individual ou coletivamente, em tribunal", explica a firma.

O programa, cujo prazo de adesão termina a 19 de outubro, permite arrecadar de imediato 90% da dívida, que equivale a 11.991,60 euros, sendo que o restante, quase 1.332,40 euros, será recebido até 10 dias úteis após a homologação do Plano de Recuperação Judicial, a ser votado na assembleia de credores.

A Candeias & Associados representa, atualmente, cerca de 350 obrigacionistas portugueses que aderiram a este programa e lembra que, para aderir, é necessário apresentar "vários documentos" e celebrar um acordo escrito (que pode ser feito pelo obrigacionistas ou por uma terceira parte habilitada para tal) com o representante da Oi em Portugal.

Ao todo, a firma já interpôs mais de 150 ações em tribunal sobre este caso.

A operadora brasileira Oi, na qual a portuguesa Pharol é acionista de referência, esteve num processo de fusão com a PT, o qual caiu na sequência do instrumento financeiro Rioforte e da queda do BES.

A Oi está em processo de recuperação financeira.

ANE (ALU)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.