IGCP vai ao mercado na 4.ª feira para emitir até 1.250ME de Obrigações do Tesouro

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 06 out (Lusa) -- A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP) realiza na quarta-feira dois leilões de Obrigações do Tesouro (OT) com maturidades em 2022 e 2027, procurando arrecadar até 1.250 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a agência que gere a dívida pública portuguesa adianta que os dois leilões das linhas de OT - com maturidade em 17 de outubro de 2022 e em 14 de abril de 2027 e com um montante indicativo global entre 1.000 e 1.250 milhões de euros -- decorrerão pelas 10:30.

No anterior leilão de OT, que ocorreu a 13 de setembro, o IGCP colocou 850 milhões de euros em OT a 10 anos à taxa de juro de 2,785%, inferior à verificada no anterior leilão comparável de julho (3,085%), tendo a procura atingido 1.747 milhões de euros, o dobro do montante colocado.

Segundo Filipe Silva, diretor da gestão de ativos do Banco Carregosa, "este financiamento teve os custos mais baixos desde final de 2015, um ano em que as taxas das emissões foram muito baixas".

Segundo o programa de financiamento do quarto trimestre deste ano divulgado na segunda-feira pelo IGCP, o Estado espera arrecadar até 2.750 milhões de euros em dívida de curto prazo no último trimestre deste ano, com a realização entre outubro e dezembro de leilões de Bilhetes do Tesouro (BT) num montante que oscila entre os 2.250 e os 2.750 milhões de euros.

Quanto a emissões de longo prazo, a agência liderada por Cristina Casalinho disse prever realizar no último trimestre deste ano emissões de OT num valor entre 1.000 e 1.250 milhões de euros por cada leilão.

PD (MC/ND) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.