Mais de 20 cidades celebram "O dia mais curto", dedicado às curtas-metragens

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 21 dez (Lusa) - Mais de vinte cidades portuguesas associam-se hoje à iniciativa internacional "O dia mais curto", um programa de exibição de curtas-metragens, no dia mais curto do ano, do solstício de inverno.

O projeto, que nasceu em 2011, em França, chega a Portugal por iniciativa da Agência da Curta-Metragem, que convidou cineclubes, cineteatros, redes de exibição e bibliotecas a acolherem sessões de curtas-metragens portuguesas no dia mais curto do ano, que assinala a entrada no inverno.

"A ideia é dar a conhecer as melhores curtas-metragens feitas em Portugal nos últimos anos, permitir que sejam vistas por um maior número possível de espetadores", afirmou Nuno Rodrigues, da organização, à agência Lusa.

No total, serão quase 50 sessões de cinema em 23 cidades, como Braga, Barcelos, Almeirim, Lisboa, Porto, Funchal, Santo Tirso, Vila do Conde, Viseu, Tavira, Redondo e Sardoal.

Albufeira, Cascais, Coimbra, Constância, Figueira da Foz, Faro, Guimarães, Leiria, Matosinhos, Redondo e Vila Nova de Gaia são as outras localidades da iniciativa.

Dos trinta filmes escolhidos, alguns pensados para crianças, a maioria é portuguesa e grande parte foi premiada em festivais internacionais.

"Gambozinos", de João Nicolau, "Vichy and Sam", de Nuno Rocha, "História trágica com final feliz", de Regina Pessoa, "Viagem a Cabo Verde" e "Passeio de domingo", de José Miguel Ribeiro, "North Atlantic", de Bernardo Nascimento, e "Os olhos do farol", de Pedro Serrazina, são alguns dos filmes selecionados.

Além de Portugal, "O dia mais curto" vai acontecer em países como Espanha, Alemanha, Argentina, Cuba e Estados Unidos.

SS // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.