Estradas de Portugal anuncia redução de 35% nos custos de conservação da rede

| Economia
Porto Canal / Agências

Coimbra, 20 dez (Lusa) -- A Estradas de Portugal (EP) tem em audiência prévia 18 concursos para conservação corrente da sua rede entre 2014 e 2016, por um valor que representa uma redução de 35% em relação ao triénio anterior.

A percentagem representa uma poupança da ordem dos 56 milhões de euros, afirma a empresa, numa nota divulgada hoje à noite, sublinhando que os contratos, com um "custo global" de cerca de 106 milhões de euros, equivalem a um valor médio de 2.500 euros por quilómetro em cada ano.

Os 18 concursos, um por cada distrito, cuja audiência prévia termina às 23:59 de hoje e que a EP pretende adjudicar, visam a conservação da rede de estradas da empresa, com cerca de 14.100 quilómetros, durante o período compreendido entre o próximo ano e 2016.

"Os júris dos 18 concursos são diferentes e, embora tenham elementos comuns, envolvem sempre a participação dos responsáveis locais, a nível distrital e a nível regional, concretamente das gestões regionais e dos centros operacionais", salienta a mesma nota da empresa, que é uma sociedade anónima de capitais públicos.

No âmbito do relatório preliminar, que integra "a lista ordenada dos concorrentes sobre os quais recai a intenção de adjudicação, foram apurados 18 concorrentes, a larga maioria (16) organizadas em consórcio, designadamente com empresas locais", adianta EP.

Para a adjudicação, prevalece "o critério da proposta economicamente mais vantajosa (o valor tem um ponderação de 60% e a valia técnica da proposta de 40%), no sentido de garantir a adequação da proposta às necessidades identificadas pela EP e os princípios de base que já tinham sido aplicados nos concursos do triénio anterior".

"Cumpridas as formalidades previstas no Código dos Contratos Públicos, a EP estará em condições de decidir a adjudicação logo no início de 2014", afirma a empresa, realçando que "só nos últimos cinco anos" realizou e adjudicou 418 concursos públicos.

JEF // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alteraçõoes nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.