Consumo privado entra em terreno positivo em Novembro - BdP

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 dez (Lusa) - O consumo privado e a atividade económica apresentaram uma melhoria em novembro face ao mês anterior, tendo o consumo privado entrado em terreno positivo, segundo números hoje divulgados pelo Banco de Portugal.

De acordo com os Indicadores de Conjuntura hoje divulgados pelo banco central, o indicador coincidente do consumo privado passou dos -0,3% em outubro para os 0,8% em novembro.

Também o indicador coincidente da atividade económica apresentou uma melhoria: em outubro de 2013 estava nos 0,5% e passou para os 0,8% em novembro.

Em termos acumulados, nos primeiros 11 meses deste ano, os indicadores da atividade económica e do consumo privado apresentaram melhores desempenhos, mas continuam negativos.

Em novembro de 2012, o indicador da atividade económica estava nos -3,2% e no mesmo mês deste ano estava nos -1,2%, ao passo que o do consumo privado estava nos -5,2% até novembro de 2012, contra os -2,3% registados nos mesmos meses deste ano.

ND // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.