Níveis de polén na atmosfera vão descer nos próximos dias - Boletim Polínico

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- Os níveis de pólen na atmosfera vão baixar em Portugal continental a partir de sexta-feira devido à previsão de descida das temperaturas máximas, informou hoje a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), no seu Boletim Polínico.

"Para a semana de 07 a 13 de junho, dada a previsão de descida da temperatura e ocorrência de precipitação, está prevista uma redução dos níveis de pólen atmosférico em todo o país", refere a Sociedade.

No entanto, apesar disso, estão ainda previstos "níveis de pólen muito elevados para as regiões da Estremadura e do sul do país, níveis moderados a muito elevados para as regiões a norte e níveis baixos a moderados para os arquipélagos dos Açores e da Madeira".

A SPAIC refere que o alerta mantém-se particularmente para os doentes com alergia aos pólenes de gramíneas, oliveira e ervas parietária e tanchagem.

Em Trás-Os-Montes e Alto Douro e a região de Vila Real, tal como no Douro Litoral e do Porto, os pólenes encontram-se em níveis moderados a muito elevados, com destaque para os pólenes de gramíneas, erva parietária, oliveira, carvalho e erva tanchagem.

Na Beira Litoral e região de Coimbra, tal como na Beira Interior e região de Castelo Branco, os pólenes encontram-se em níveis moderados a muito elevados, com predomínio dos pólenes de gramíneas, oliveira, carvalho e erva parietária.

A Sociedade informa também que na Estremadura e região de Lisboa os pólenes vão estar em níveis muito elevados, principalmente no que diz respeito aos pólenes de oliveira, gramíneas, erva parietária, sobreiro e ervas tanchagem e quenopódio.

No Alentejo e no Algarve, os pólenes encontram-se em níveis muito elevados, com predomínio dos pólenes de gramíneas, oliveira, sobreiro e erva tanchagem.

De acordo com a SPAIC, as maiores concentrações de pólenes vão ser registadas nos dias quentes, secos e com vento, sendo que nos centros urbanos, o efeito adicional da poluição provoca uma maior agressividade dos alergénicos polínicos.

Por isso, a Sociedade de Alergologia diz que nestas situações é fundamental que as pessoas que sofrem de alergias "tomem medidas preventivas", como a toma de medicação para combater os sintomas e vacinas antialérgicas.

O Boletim Polínico faz a divulgação semanal sobre os níveis de pólenes existentes no ar atmosféricos, obtidos através da leitura de vários postos que fazem a recolha contínua dos pólenes, em várias regiões do país.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.