CDS quer saber se Governo e ANAC acompanham situação na Ryanair

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 28 set (Lusa) - O CDS-PP entregou hoje no Parlamento uma pergunta ao ministro do Planeamento e Infraestruturas e um requerimento dirigido à ANAC onde pede explicações sobre a situação na Ryanair, que cancelou mais de 100 voos em Portugal.

Os deputados centristas querem saber se o ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, e a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) estão a acompanhar a situação e de que forma o estão a fazer.

Exigem ainda saber qual o número de voos e de passageiros afetados e como estão a ser acompanhadas as pessoas que viram os seus voos cancelados nos aeroportos portugueses.

Nos dois documentos entregues hoje no Parlamento, o CDS questiona o ministro e a ANAC se partilham da opinião da DECO - Associação de Defesa do Consumidor de que os passageiros "devem ser indemnizados pelos transtornos causados, para além do reembolso ou remarcação da viagem e refeições/alojamento".

No requerimento dirigido à ANAC, os deputados centristas perguntam se a autoridade vai avançar com uma investigação para determinar se a Ryanair infringiu os direitos dos clientes.

Os deputados lembram que, de acordo com o Regimento da Assembleia da República, o prazo de resposta é de 30 dias.

A transportadora aérea irlandesa Ryanair anunciou quarta-feira novos cancelamentos de voos entre novembro deste ano e março de 2018 que podem atingir quase 400.000 clientes, para eliminar qualquer risco de futuros cancelamentos.

A maior companhia da Europa em número de passageiros já foi forçada a anular de forma inesperada 2.100 voos entre meados de setembro e finais de outubro, atingindo 315.000 clientes.

O presidente executivo da Ryanair, Michael O'Leary, reconheceu que os cancelamentos dos voos são fruto de um "fracasso significativo da direção" da transportadora quando marcou as férias dos pilotos.

DF (MC)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.