Orçamento da Defesa dos EUA prevê manutenção da Base das Lajes até avaliação específica

| Economia
Porto Canal / Agências

Washington, 20 dez (Lusa) - Os Estados Unidos vão manter a estrutura atual da Base das Lajes, nos Açores, até que seja feito um "levantamento específico da eficácia" da base, prevê o Orçamento da Defesa, aprovado na quinta-feira à noite.

De acordo com o documento, consultado esta manhã pela Lusa, prevê-se que a "estrutura de força" seja mantida até 30 dias depois da conclusão do Relatório de Avaliação da Consolidação da Infraestrutura Europeia, um trabalho que está em curso e cuja data de conclusão não é anunciada no orçamento da defesa, que foi aprovado na quinta-feira à noite pelo congresso norte-americano.

"O secretário da Força Aérea não pode reduzir a estrutura de força na base da Força Aérea das Lajes, a partir de 1 de outubro de 2013, até 30 dias depois do secretário da Defesa concluir o Relatório de Avaliação da Consolidação da Infraestrutura Europeia, iniciado pelo Secretário no dia 25 de janeiro de 2013, e informar os comités de acompanhamento do Congresso da Defesa relativamente a essa avaliação", lê-se no documento que estipula os gastos que os Estados Unidos estão autorizados a fazer nesta área.

Na única referência à base das Lajes, lê-se ainda que esse 'briefing' que terá de ser feito aos representantes dos eleitores norte-americanos deve incluir "uma avaliação específica da eficácia da base das Lajes, nos Açores, no apoio à postura ultramarina dos Estados Unidos".

MBA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.