Freitas do Amaral diz que Portugal vive pior crise mas afasta eleições antecipadas

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- O fundador do CDS Diogo Freitas do Amaral considerou hoje que Portugal vive a situação mais grave de sempre mas defendeu que só devem ser convocadas eleições depois de constituído o novo Governo alemão.

Em entrevista à Antena 1, Freitas do Amaral disse que a atual situação no país só em comparável com a crise de 1383/85, que Aljubarrota resolveu, e com o domínio dos Filipes de Espanha, já que "está em causa a independência nacional".

Ainda assim, o antigo ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo chefiado pelo socialista José Sócrates defendeu que o Presidente da República não pode correr o risco de promover eleições antecipadas sem ter garantias de uma solução melhor.

"Eu esperava até às eleições alemãs, não vale a pena antes porque o novo Governo teria de cumprir o que está. Porque a verdade é esta: ou a política alemã muda por efeito das eleições ou teremos de ser nós a impor que mude", disse.

Para Freitas do Amaral, é preciso que a política alemã mude, porque está a dar cabo da Europa.

Uma outra situação que deve levar à convocação de eleições antecipadas é a necessidade de pedir um segundo resgate.

Caso se tenha de pedir um segundo resgate internacional, as eleições serão inevitáveis e devem ser exigidas quer pelo Presidente da República quer pelo "mais humilde cidadão", disse.

Na entrevista à rádio, Freitas do Amaral criticou o Governo, alegando que os resultados têm sido terríveis e considerou que "o pecado original" foi Paulo Portas ter sido relegado para número 3 do executivo e não haver ninguém a fazer diplomacia europeia.

Apesar das críticas, o fundador do CDS não acredita que o atual líder do partido esteja a negociar uma coligação com o Partido Socialista e disse que isso seria uma deslealdade terrível" para com a coligação.

Freitas do Amaral criticou ainda a ida do primeiro-ministro a Belém , na sequência do chumbo de várias medidas do Orçamento de Estado pelo Tribunal Constitucional.

A ida de Passos Coelho e Vítor Gaspar a Belém para reunir com Cavaco Silva "foi patética", argumentou Freitas do Amaral, referindo que a imagem que passou é que ou Cavaco Silva dava a mão ao Governo ou este já não tinha condições para continuar.

"O Governo tem explicado tão mal [as situações] e ninguém sabe como se sai daqui, porque o caminho que o Governo está a seguir só agrava a crise e o PS também ainda não apresentou alternativa viável", disse.

Embora não considere o líder do PS como uma alternativa ao atual primeiro-ministro, Freitas do Amaral elogiou António José Seguro por ter promovido reuniões com os restantes países para debater soluções para a crise e o desemprego.

PMC // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.