Ordem dos Médicos diz que situações dos blocos de parto está no limite

Ordem dos Médicos diz que situações dos blocos de parto está no limite
| País
Porto Canal com Lusa

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a situação nos blocos de partos, decorrente do protesto dos enfermeiros, está à beira de se tornar insustentável, apelando ao Governo para resolver a questão definitivamente.

Em declarações à Agência Lusa, Miguel Guimarães disse ter relatos de deficiências em blocos de partos de vários hospitais, além de situações de conflitos entre médicos e enfermeiros.

Segundo o bastonário, os médicos têm feito um "enorme esforço" para assegurar partos, mas "estão no limite".

"Não podemos continuar assim indefinidamente", disse, apelando ao Governo para resolver definitivamente a questão, fazendo a negociação com os profissionais ou introduzindo novas regras.

Miguel Guimarães indicou que o colégio de especialidade de ginecologia e obstetrícia está "considerar seriamente" reformular as equipas tipo ao nível dos blocos de partos, aumentando o número de médicos.

À Ordem chegaram já relatos de "vários hospitais em que há conflitos entre médicos e enfermeiros", o que Miguel Guimarães considera indesejável, até porque pode por em causa a relação das equipas multidisciplinares.

Apesar disso, o bastonário refere que há hospitais que continuam a funcionar normalmente e diz que as grávidas "têm de continuar a confiar no Serviço Nacional de Saúde".

"É uma situação inédita em Portugal e até provavelmente na Europa. Tem de ser encontrada uma solução", afirmou, indicando que essa solução deve ser encontrada em conjunto pelo Governo, médicos e enfermeiros.

Miguel Guimarães falava à Agência Lusa à margem de uma conferência, promovida pela Associação da Indústria Farmacêutica, onde o bastonário se referiu aos "momentos de tensão" no setor da saúde.

Os enfermeiros de saúde materna e obstetrícia continuam em protesto e afirmam que são os médicos quem tem tentado colmatar as falhas dos serviços, mas que estes profissionais estão exaustos.

Em declarações à agência Lusa na semana passada, Bruno Reis, do movimento dos enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia, disse que as dotações de profissionais nas salas de parto "continuam inseguras".

"Quem está a tentar colmatar as falhas são as equipas médicas que estão extenuadas e exaustas ", afirmou.

Bruno Reis adiantou que os enfermeiros não veem razões para parar com este protesto, que decorre há quase um mês e que passa por não cumprirem as funções especializadas pelas quais não são ainda remunerados.

O protesto tinha ocorrido já durante quase todo o mês de julho, tendo sido interrompido para negociações com o Governo.

A 24 de agosto, os profissionais especialistas retomaram o protesto por "falta de resposta política do Governo", segundo Bruno Reis.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.