Oito barras marítimas fechadas devido ao mau tempo

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 dez (Lusa) -- Oito barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outra está condicionada devido à agitação marítima, de acordo com informação disponível na página de Internet Marinha Portuguesa.

A Marinha informa que as barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido ao estado do mar.

Também devido à agitação marítima, a barra de Aveiro está fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

As restantes barras marítimas de Portugal continental e dos arquipélagos da Madeira e dos Açores encontram-se abertas, sem qualquer condicionamento.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro entre as 06:00 de hoje e as 05:59 de sábado devido à agitação marítima com ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros.

De acordo com o IPMA, a previsão aponta a costa ocidental a norte do Cabo Raso ondas de noroeste com 5 a 6 metros, diminuindo para 4 a 5 metros e na costa Ocidental a sul do Cabo Raso ondas de noroeste com 4 a 5 metros, diminuindo para 3,5 a 4,5 metros.

O IPMA prevê para o continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco a moderado, soprando moderado a forte no litoral e sul do Cabo Mondego até ao final da manhã e nas terras altas.

O Instituto prevê ainda formação de geada ou gelo em especial nas regiões do interior e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, com descida da temperatura.

Em Lisboa prevê-se uma temperatura máxima de 14 graus Celsius, no Porto e Viana do Castelo 13, em Faro 15, Évora, Beja, Leiria e Braga 14, Portalegre, Viseu, Braga e a Bragança 9, Guarda 5, Castelo Branco e Coimbra 11, Angra do Heroísmo, Ponta Delgada e Santa Cruz das Flores 18 e Funchal 20.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Portugal com 20 casos confirmados de sarampo

Portugal tem 20 casos confirmados de sarampo, revelou esta terça-feira a diretora-geral da Saúde, Rita Sá Machado, que realçou as “elevadas taxas de cobertura nacionais” na vacinação contra esta doença.