Alemanha: Merkel diz que extrema-direita não vai influenciar políticas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Berlim, 25 set (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que a forte votação na extrema-direita nas legislativas de domingo na Alemanha não vai influenciar a política externa, europeia ou de refugiados do seu Governo.

"Não me parece", disse Merkel, numa conferência de imprensa em Berlim, citada pela Deutsche Welle.

"Os partidos que são capazes de formar coligações uns com os outros vão procurar soluções, porque há diferenças, naturalmente. Mas a AfD não vai ter influência", disse.

A AfD não vai influenciar a política externa, a política europeia ou a política de refugiados da Alemanha, precisou, ao responder a uma pergunta sobre se o resultado da AfD vai influenciar as políticas do seu Governo.

A chanceler, que venceu as legislativas mas obteve uma das votações mais baixas da União Democrata-Cristã (CDU), 33%, disse que o partido está a analisar como perdeu 1,4 milhões de votantes para o Partido Liberal (FDP) e quase um milhão para a extrema-direita da Alternativa para a Alemanha (AfD).

A chanceler disse que vai recuperar a confiança desses eleitores "através de boas políticas".

A CDU de Merkel, no poder há 12 anos, venceu as legislativas de domingo, embora enfraquecida pela subida da extrema-direita, e pelo baixo resultado que obteve (33%), que a obrigará a negociações para uma coligação.

O partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) conseguiu uma vitória histórica, ao assegurar a entrada direta no parlamento federal e constituir-se como terceira força política do país, com 12,6% dos votos.

MDR // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.