Alemanha: Juncker apela a Governo "forte"

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 25 set (Lusa) -- A União Europeia necessita "mais do que nunca" de um Governo alemão forte para enfrentar desafios, disse hoje um porta-voz da Comissão Europeia, questionado sobre os resultados das legislativas de domingo, na Alemanha.

"O presidente [Jean-Claude] Juncker reitera a sua convicção de que, à luz dos importantes desafios mundiais, a Europa necessita mais do que nunca de um Governo alemão forte", disse Margaritos Schinas, citando uma carta envidada à chanceler Angela Merkel pelo líder do executivo europeu.

A chanceler alemã venceu as eleições de domingo com 33% dos votos, menos que os 41,5% conseguidos há quatro anos e prepara-se para cumprir o seu quarto mandato.

Em segundo lugar, com 20,5%, ficou Partido Social-Democrata (SPD), liderado pelo ex-presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, e que já anunciou que pretende ser oposição, não renovando a coligação anterior.

Em terceiro lugar ficou a extrema-direita (AfD), com 12,6% dos votos, sendo a primeira vez, em 60 anos, que um partido à direita dos conservadores entra no parlamento alemão.

IG // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.