Merkel vence eleições marcadas por descida do SPD e subida da AfD

Merkel vence eleições marcadas por descida do SPD e subida da AfD
| Mundo
Porto Canal com Lusa

A chanceler alemã e líder cristã-democrata, Angela Merkel, ganhou este domingo as eleições gerais, numa jornada marcada pela descida social-democrata e a irrupção da Alternativa para a Alemanha (AfD) como terceira força no Bundestag (Parlamento), de acordo com projeções recentes.

Segundo as projeções dos canais públicos de televisão, às 22:00 (23:00 em Lisboa) de domingo, a União Cristã Democrata (CDU) de Merkel e a União Social Cristã (CSU) de Baviera contabilizavam 32,9% dos votos, menos oito pontos que há quatro anos, mas mais 12 que o Partido Social Democrata (SPD).

Com a liderança do ex-presidente do Parlamento Europeu (PE), Martin Schulz, os sociais-democratas obtiveram o seu pior resultado numas eleições gerais desde a Segunda Guerra Mundial, com 20,6% dos votos.

O discurso islamófabo de AfD recebeu o apoio de mais de 13% dos eleitores, segundo as mesmas projeções, evidenciando a rejeição de uma parte importante da população do acolhimento da Alemanha de mais de 1,3 milhões de pedidos de asilo desde 2015.

É a primeira vez que uma formação deste espectro entra no Bundestag desde os anos 50 e, apesar de contar com assentos em 13 das 16 câmaras regionais do país, a presença à escala federal multiplicará a sua ressonância e o seu financiamento público.

Apesar do júbilo dos seus simpatizantes reunidos na sede da CDU em Berlim, Merkel admitiu que tinha desejado "um resultado melhor" e comprometeu-se a "reconquistar" os que votaram na AfD.

Os resultados das eleições legislativas alemãs e o anúncio do Partido Social Democrata (SPD), de Martin Schulz, de que vai para a oposição, deixam apenas uma opção viável de coligação: uma coligação tripartida inédita entre conservadores, liberais e verdes, "tão exótico como a sua denominação: 'Jamaica'.

Esse é o nome que será dado a esta aliança, uma vez que tradicionalmente se atribui ao bloco conservador da chanceler alemã Angela Merkel a cor preta, ao Partido Liberal (FDP) o amarelo, e aos ecologistas verdes, compondo assim a bandeira da Jamaica.

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.