Exportações da região Norte crescem 4,6% no 3.º trimestre com impulso do calçado

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 19 dez (Lusa) -- O setor do calçado empurrou as exportações da região Norte para um crescimento de 4,6% no terceiro trimestre face ao homólogo de 2012, dois pontos acima da variação registada no trimestre anterior, revelou hoje a CCDR-N.

De acordo com o relatório Norte Conjuntura, publicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), as "exportações de mercadorias da região do Norte registaram uma recuperação no segundo e no terceiro trimestre de 2013, a qual surgiu depois de um período que ficou marcado por uma forte desaceleração e que culminara numa quase estagnação das exportações no primeiro trimestre".

Segundo os autores do Norte Conjuntura, "o maior contributo para o crescimento em valor das exportações da região do Norte face ao período homólogo do ano anterior foi assegurado pelas exportações de calçado, com uma variação homóloga estimada de 14,1%".

As exportações de mercadorias da região para fora da União Europeia sofreram uma ligeira desaceleração ao longo do terceiro trimestre para 9,1%, menos três décimas do que no trimestre anterior, enquanto os dados intraeuropeus recuperaram.

"Nas vendas da região do Norte para a União Europeia (UE), pelo contrário, observa-se um crescimento homólogo mais moderado (cerca de 3,4%, em valor), mas em recuperação (uma vez que a variação tinha sido negativa no início do ano e foi inferior a 1% no segundo trimestre). Assim, foram as vendas para a UE que no terceiro trimestre justificaram a aceleração de crescimento das exportações da região do Norte", escrevem os autores do documento.

Em termos de desemprego na região, a CCDR-N recordou que a taxa caiu para 16,6% no terceiro trimestre, mas sem que tivesse havido criação líquida de emprego, tendo este caído 4,4% no Norte face a igual período de 2012.

TDI // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.