PCP anuncia projeto-lei para repor indemnizações por despedimento sem justa causa

| Política
Porto Canal com Lusa

Aveiras de Cima, Azambuja, 24 set (Lusa) - O secretário-geral do PCP anunciou hoje que o partido vai apresentar no parlamento um projeto-lei para a reposição dos valores das indemnizações devidas aos trabalhadores vítimas de despedimento sem justa causa.

"Avançaremos já, nos próximos dias, na Assembleia da República, com um projeto-lei que visa repor os valores devidos por indemnização em caso despedimento sem justa causa, que o governo anterior reduziu drasticamente", prometeu Jerónimo de Sousa.

O líder do PCP discursava perante militantes e ativistas num almoço-comício autárquico da CDU, que junta comunistas, ecologistas e independentes, em Aveiras de Cima, Azambuja.

"Com as alterações introduzidas por essa maioria de desastre (PSD/CDS-PP), os patrões viram facilitado, em muito, os despedimentos dos trabalhadores, já que eram poupados em milhares e milhares de euros", lamentou.

Defendendo a necessidade de potenciar a produção nacional e "inverter o rumo desastroso a que PSD e CDS sujeitaram o país, nos últimos quatro anos", Jerónimo de Sousa comentou os recentes dados positivos da economia portuguesa.

"Os últimos indicadores revelam um crescimento económico a tocar nos 3%, que é importante do ponto de vista da recuperação económica do país que, lembre-se, parte de um patamar do PIB [Produto Interno Bruto] muito baixo", referiu.

Porém, alertou: "mas esse crescimento é de certa forma limitado pelos desequilíbrios que a economia revela - com o aumento do consumo, do investimento e das exportações têm aumentado também significativamente as importações".

"É preciso apoiar o aparelho produtivo e a produção. É preciso substituir importações pela produção nacional para permitir que este crescimento deixe de ser um elemento apenas de passagem, mas seja um elemento que se consolide no futuro", afirmou.

HPG // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.