Treze concelhos com risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 06 jun (Lusa) -- Treze regiões do país apresentam hoje risco "muito alto" de exposição à radiação ultravioleta (UV), num dia em que está prevista uma descida da temperatura, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA informa que as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Faro, Funchal, Guarda, penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Viseu, Vila Real e Ponta Delgada apresentam hoje níveis "muito altos" de exposição à radiação UV.

Com o nível "muito alto", o IPMA, na sua página na Internet, aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, sublinhando igualmente que se deve evitar a exposição das crianças ao sol.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, se o nível exceder os limites de segurança, segundo o IPMA.

O índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o "baixo" e o "extremo", sendo o máximo o onze.

O IPMA prevê para hoje nas regiões norte e centro céu geralmente muito nublado, com boas abertas nas regiões do interior, possibilidade de ocorrência de períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral, e vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado nas terras altas e no litoral a partir da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal, pequena descida da temperatura mínima nas regiões do interior e descida da temperatura máxima nas regiões do interior.

No sul, prevê-se céu geralmente pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado por nuvens baixas até meio da manhã em especial no litoral oeste, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando moderado a partir da tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve, neblina ou nevoeiro matinal e descida da temperatura máxima.

Quanto às temperaturas máximas, em Lisboa prevêem-se 21 graus Celsius, no Porto 17, em Faro, Santa Cruz das Flores e Ponta Delgada 20, Bragança 24, Évora, Beja, Beja e Castelo Branco 23, Funchal 22 e Angra do Heroísmo 19.

DD // HB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.