Governador de Porto Rico prolonga recolher obrigatório por tempo indeterminado

| Mundo
Porto Canal com Lusa

São João, 23 set (Lusa) -- O governador de Porto Rico, Ricardo Rossello, anunciou hoje o prolongamento "por tempo indefinido" do recolher obrigatório decretado esta semana naquele território nas Caraíbas após a passagem do furacão Maria.

O furacão atingiu na quarta-feira a ilha com ventos superiores a 200 quilómetros por hora e as autoridades de Porto Rico decidiram decretar um recolher obrigatório por motivos de segurança, nomeadamente para evitar atos de pilhagem em casas e lojas.

Inicialmente, a medida estaria em vigor até hoje.

O governador porto-riquenho anunciou hoje o prolongamento da medida por tempo indeterminado, bem como informou a população de que o recolher passa a ser obrigatório entre as 07:00 e as 17:00 locais (entre as 12:00 e as 22:00 de Lisboa).

A medida será aplicada "até que passe o estado de emergência", segundo Ricardo Rossello, que também explicou que desta forma se evitam possíveis obstruções de estradas ou interferências nos trabalhos de socorro.

O furacão Maria, que oscilou entre as categorias 4 e 5 (a categoria mais elevada) quando atingiu a ilha de Porto Rico, deixou um rasto de destruição naquele território norte-americano, com muitas casas danificadas e dezenas de milhares de pessoas obrigadas a procurarem refúgio em abrigos.

A passagem do furacão Maria por Porto Rico fez pelo menos seis mortos e provocou graves danos nas redes de eletricidade e de abastecimento de água daquele território, cuja verdadeira dimensão ainda está a ser avaliada pelas autoridades locais.

Na sexta-feira, as autoridades porto-riquenhas ordenaram a evacuação de duas cidades da zona oeste da ilha, num total de cerca de 70.000 habitantes, devido à rutura de uma barragem.

SCA // PNG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.