Catalunha: Ministério do Interior assume coordenação das forças de segurança na região

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 23 set (Lusa) -- O Ministério do Interior assumiu a coordenação das forças de segurança na região autónoma espanhola da Catalunha, o que não significa que retire competências ao Mossos d'Esquadra (Polícia Catalã), disseram fontes oficiais.

A decisão foi solicitada pelo Ministério Público à luz dos acontecimentos desta semana na Região Autónoma da Catalunha, e depois do Ministério do Interior ter comunicado por carta ao conselheiro do respetivo departamento da Generalitat (Governo Autónomo de Barcelona), Joaquin Forn, o envio para a região de unidades da polícia nacional e da Guarda Civil para apoiar os Mossos d'Esquadra na manutenção da ordem pública, noticiou a Efe.

Este mecanismo de coordenação é, no essencial, o mesmo que foi posto em marcha, no âmbito das operações após os atentados em Barcelona e em Cambrils, na segunda quinzena de agosto último, disseram as mesmas fontes.

O Governo de Barcelona agendou um referendo sobre a independência da região para o próximo dia 01 de outubro, o que é contestado pelo Governo central, e foi "suspenso" pelo Tribunal Constitucional de Espanha.

NL // HB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.