INE revê em alta crescimento económico do 2.º trimestre para 3%

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 set (Lusa) - O Instituto Nacional de Estatística (INE) voltou hoje a rever em alta o crescimento económico do segundo trimestre deste ano, de 2,9% para 3%, menos de um mês depois da primeira revisão.

Com a divulgação das Contas Nacionais Trimestrais, o INE atualizou a sua base de dados, melhorando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, de 2,9% para 3%, o que revela que a economia portuguesa está em aceleração.

Esta é a segunda revisão em alta do PIB do segundo trimestre feita pelo INE: em 31 de agosto, a autoridade estatística disse que a economia tinha crescido 2,9% entre abril e junho, acima dos 2,8% divulgados na estimativa rápida de 15 dias antes.

A estimativa oficial mais recente do Governo aponta para um crescimento da economia de 1,8% este ano, depois de ter crescido 1,4% em 2016. No entanto, o ministro das Finanças já admitiu, em entrevista à Reuters, um crescimento superior a 3% entre abril e junho deste ano, o que resultará num crescimento anual de mais de 2%.

SP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.