Governo aprova subida de 1% do preço dos transportes e alarga rede do passe Navegante

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 nov (Lusa) - O Governo aprovou hoje um aumento de 1% dos preços dos transportes a partir de janeiro e o alargamento da cobertura do passe Navegante Rede às deslocações ferroviárias entre as estações de Lisboa e Algés, Amadora e Bobadela.

Na segunda-feira, o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, já tinha avançado à Lusa que o aumento do preço dos transportes públicos seria de 1% a partir de 01 de janeiro, em linha com a inflação esperada para 2014.

Segundo uma informação divulgada hoje pelo Ministério da Economia, o Governo aprovou também uma recomendação da Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa que prevê a integração das deslocações ferroviárias entre as estações da cidade de Lisboa e as estações de Algés, Amadora e Bobadela na cobertura do passe Navegante Rede.

O ministério afirma que esta medida abrange mais de 240.000 passes vendidos por ano.

O passe Navegante Rede 30 dias é, atualmente, válido na cidade de Lisboa em toda a rede da Carris e do Metro e nos percursos urbanos de Lisboa da CP.

No início deste ano, o preço dos transportes públicos registou um aumento médio de 0,9%, depois de aumentos de 4,5% (em janeiro de 2011, decidido ainda pelo Governo de José Sócrates), 15% (aumento extraordinário decidido pelo atual Governo em agosto de 2011) e 5% (em 2012).

CSJ// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.