Coreia do Norte acusa imprensa do PC Chinês de se curvar perante os EUA

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Pequim, 22 mai (Lusa) - A Coreia do Norte acusou hoje a imprensa oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) de se curvar perante os Estados Unidos, ao criticar o programa nuclear do regime de Kim Jong-un.

A agência noticiosa oficial norte-coreana KCNA disse que o Diário do Povo, jornal oficial do PCC, e outra imprensa estatal chinesa, "submetem-se às ações ignorantes da Administração de [Donald] Trump".

O comentário difundido pela KCNA mencionou, entre outros exemplos, que o Diário do Povo escreveu que o programa nuclear norte-coreano é um "nó de forca colocado no próprio pescoço do país".

A imprensa do PCC está "abertamente a recorrer à interferência nas questões internas de outro país", afirmou, acrescentando que os jornais chineses "estão a falhar" na sua missão jornalística, ao não cumprirem os princípios "essenciais de objetividade e imparcialidade".

"Seria melhor se se preocupassem com a sua própria vida, em vez de imprudentemente apontar o dedo a outros", escreveu a agência norte-coreana.

A China é o principal aliado diplomático e parceiro comercial da Coreia do Norte.

Além da afinidade ideológica, Pequim e Pyongyang combateram lado a lado na Guerra da Coreia (1950-53). Nos mapas chineses impressos até há cerca de 20 anos, a península coreana correspondia a apenas um país, a Republica Democrática Popular da Coreia, com a capital em Pyongyang. Seul tinha então o estatuto de cidade de província.

A China tem-se, no entanto, distanciado do país vizinho, devido à sua insistência em avançar com um controverso programa nuclear e de misseis balísticos.

Desde que ascendeu ao poder, em 2013, o Presidente da China, Xi Jinping, nunca se encontrou com Kim Jong-un, tendo-se mesmo tornado no primeiro líder chinês a visitar a Coreia do Sul antes de ir à Coreia do Norte.

JOYP//EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.