Autoridades espanholas detêm homem relacionado com atentado de Barcelona

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Madrid, 22 set (Lusa) -- As autoridades espanholas detiveram hoje na região de Valência um cidadão marroquino de 24 anos, residente em Espanha, por alegada colaboração com o grupo islâmico responsável "pelos atentados terroristas" em Barcelona, em agosto.

Segundo o Ministério do Interior o homem, detido em Vinaroz (Castellón), região autónoma de Valência, pela Guarda Civil, mantinha uma estreita relação "com vários terroristas" incluindo Abdelbaki Es Satty, o imã de Ripoll que liderava o grupo extremista.

A Guarda Civil investiga a participação do indivíduo detido hoje na aquisição das substâncias que permitiram a fabricação de mais de 100 quilos de TATP (triperóxido de triacetona), o explosivo que costuma ser utilizado pelo grupo radical armado Estado Islâmico nos atentados na Europa.

A detenção foi efetuada por agentes do Serviço de Informações da Guarda Civil que suspeita da colaboração do homem nos atentados de Barcelona e Cambrills, nos dias 17 e 18 de agosto.

Os atentados no centro de Barcelona, no dia 17 de agosto e no dia seguinte em Cambrills causaram a morte a 16 pessoas, entre as quais duas cidadãs portuguesas e mais de 130 feridos.

Oito membros do grupo responsável pelos atentados morreram: seis foram abatidos pelas forças de segurança e dois na explosão de uma casa em Alcanar, na noite anterior ao ataque de Barcelona.

Contando com a operação realizada hoje, as autoridades detiveram cinco pessoas.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.