Explosão de bomba na Tailândia faz quatro mortos e seis feridos

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Banguecoque, 22 set (Lusa) -- Pelo menos quatro pessoas perderam a vida e seis ficaram feridas hoje devido à explosão de uma bomba no sul da Tailândia, palco de um conflito independentista que já causou mais de 6.700 mortos desde 2004.

O engenho de fabrico artesanal explodiu esta madrugada numa rua em Pattani, quando nove agentes de segurança que patrulhavam a zona pararam para investigar uma barricada colocada no caminho.

O dispositivo, escondido num canal de drenagem pluvial, foi ativado à distância e causou mortos e feridos entre os agentes, enquanto um civil que se encontrava no local também foi atingido.

As autoridades tailandesas indicaram em comunicado que os insurgentes muçulmanos que atuam na região são os possíveis autores do ataque.

Na semana passada, dois soldados perderam a vida e cerca de 20 ficaram feridos durante a explosão de três bombas alegadamente colocadas pelos rebeldes.

Os atentados com armas ligeiras, assassínios e ataques com explosivos são frequentes nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat, no sul da Tailândia, apesar do destacamento de 40 mil membros das forças de segurança e da vigência do 'estado de exceção'.

Mais de 6.700 pessoas morreram em confrontos na zona desde que o movimento separatista muçulmano recomeçou a luta armada em 2004, depois de uma década de acalmia, segundo a organização Deep South Watch.

O último Governo eleito da Tailândia iniciou em 2013 o diálogo com os insurgentes desta região, de maioria malaia e muçulmana, mas este foi interrompido após o golpe de Estado de 2014.

A junta militar tentou recomeçar as conversações com militantes veteranos no exílio, das quais parte da Frente Nacional Revolucionária, o principal grupo insurgente, se demarcou.

Os rebeldes dizem ser alvo de discriminação por parte da maioria budista e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias que foram o antigo sultanato de Patani, que a Tailândia anexou há um século.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.