Bolsa de Tóquio cai a meia sessão após resposta da Coreia do Norte a Trump

| Economia
Porto Canal com Lusa

Tóquio, 22 set (Lusa) -- A bolsa de Tóquio caiu hoje a meio da sessão devido à troca de acusações entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, depois de Pyongyang ameaçar testar uma bomba de hidrogénio no Pacífico.

Na pausa a meio da sessão, o índice Nikkei registava um recuo de 58,12 pontos, ou 0,29%, até se situar em 20.289,36 pontos.

O segundo indicador, o Topix, que agrupa os valores da primeira sessão, perdeu 5,05 pontos, ou 0,3%, até se situar nas 1.663,69 unidades.

A bolsa abriu em alta graças a fragilidade do iene face ao dólar, mas logo caiu para o vermelho após ser conhecida a reação da Coreia do Norte à intervenção da ONU do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na terça-feira, em que ameaçou destruir totalmente a Coreia do Norte.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, alertou hoje que Trump irá pagar pelo seu "excêntrico" discurso, e disse que considera "uma resposta ao mais alto nível" que estará "além das suas expectativas", num comunicado divulgado pelo jornal oficial Rodong.

Pouco depois de os meios de comunicação norte-coreanos publicarem as palavras do seu líder, o ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Ri Yong-ho, comentou em Nova Iorque, onde assiste à assembleia-geral da ONU, que a resposta a que Kim se refere pode ser o teste de uma bomba nuclear no Oceano Pacífico.

A escalada das ameaças entre os dois países gerou preocupação entre os investidores.

Os setores que registaram maiores perdas foram os do aço e do metal, bem como mineiro e o dos metais não ferrosos.

ISG//ISG

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.