Coreia do Norte: Trump anuncia mais sanções para restringir comércio com Pyongyang

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, Estados Unidos, 21 set (Lusa) -- O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou hoje uma ordem executiva que vai permitir a Washington sancionar unilateralmente pessoas, empresas e instituições envolvidas em atividades comerciais com a Coreia do Norte.

"Anuncio uma nova ordem executiva que alarga significativamente a autoridade [dos Estados Unidos] para sancionar pessoas, empresas e instituições financeiras que financiam e facilitam o comércio com a Coreia do Norte", anunciou Trump durante um almoço de trabalho com o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, realizado à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, a decorrer em Nova Iorque.

"Os bancos estrangeiros vão confrontar-se com uma ameaça clara: fazer negócios com os Estados Unidos ou facilitar o comércio com o regime sem leis da Coreia do Norte", salientou o chefe de Estado norte-americano que já tinha anunciado algumas horas antes que Washington ia impor hoje novas sanções contra Pyongyang.

Trump assegurou que a nova ordem executiva dará "poderosas novas ferramentas" ao Departamento do Tesouro norte-americano e que o regime de Pyongyang "já não poderá contar que outros facilitem as respetivas atividades comerciais e bancárias".

"Apelamos a todas as nações responsáveis que apliquem as sanções da ONU e que imponham medidas próprias como estas", reforçou Donald Trump, prosseguindo: "O que procuramos é a desnuclearização completa da Coreia do Norte".

Nas mesmas declarações, Trump avançou que o Banco Central da China tinha ordenado aos bancos chineses para suspenderem as transações financeiras com a Coreia do Norte, uma medida que qualificou como "muito corajosa" e "inesperada".

Até ao momento, Pequim não se pronunciou sobre este assunto.

Ainda na mesma ocasião e quando questionado por um jornalista sobre se ainda era possível manter conversações com o regime da Coreia do Norte, Trump respondeu apenas: "Por que não?".

No passado dia 11 de setembro, o Conselho de Segurança da ONU aprovou, por unanimidade, um novo conjunto de sanções contra a Coreia do Norte, em resposta ao último lançamento de um míssil norte-coreano que sobrevoou o território do Japão.

Trump, que tem adotado uma retórica particularmente dura e bélica contra Pyongyang nos últimos meses, afirmou na terça-feira, durante a sua primeira intervenção perante a Assembleia-Geral das Nações Unidas, que a única solução será "destruir totalmente" a Coreia do Norte caso o regime de Kim Jong Un continue a ameaçar os Estados Unidos e os seus aliados.

Numa referência ao líder norte-coreano, Trump adiantou: "O homem foguete ['rocket man, a expressão em inglês] está numa missão suicida para si e para o seu regime".

SCA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.