Rei de Espanha preside a comemoração dos 100 anos de central hidroelétrica da EDP

| País
Porto Canal com Lusa

Somiedo, Espanha, 21 set (Lusa) -- O rei de Espanha, Felipe VI, preside na sexta-feira nas Astúrias, norte do país, à cerimónia organizada pela EDP para celebrar o centenário da central elétrica de La Malva, a primeira grande central hidroelétrica da região.

Esta unidade esteve na origem do nascimento da empresa espanhola de produção de energia elétrica Hidrocantábrico, onde a EDP (Eletricidade de Portugal) entrou como acionista em 2001 e passou a controlar três anos depois.

A central elétrica de La Malva, que iniciou a sua atividade em setembro de 1917, fica situada no coração do Parque Natural de Somiedo, declarado em 2000 Reserva da Biosfera, sendo uma referência no desenvolvimento económico do Principado das Astúrias, uma das 17 comunidades autónomas espanholas.

A EDP é proprietária de várias centrais hidroelétricas em Espanha com uma potência instalada total de 433 MW, tendo 1500 colaboradores, cerca de 10.000 postos de trabalho diretos e indiretos e três milhões de clientes, segundo dados fornecidos pela empresa.

Na cerimónia de comemoração dos 100 anos da central vão estar presentes, entre outros, Álvaro Nadal, Ministro de Energia de Espanha, António Mexia, presidente executivo do Grupo EDP e Javier Fernández, presidente do Governo do Principado das Astúrias.

FPB // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".