Furacão Maria aproxima-se da costa da República Dominicana

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 21 set (Lusa) -- O furacão Maria voltou a atingir a intensidade três, de um máximo de cinco, ao aproximar-se do extremo oriental da República Dominicana, com ventos de 185 quilómetros por hora, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Por volta das 02:00 (06:00 em Lisboa), o centro do furacão Maria localizava-se a 90 quilómetros de Punta Cana e a 380 quilómetros a sudeste das ilhas Turcas e Caicos avançando a uma velocidade de 15 quilómetros por hora em direção a nordeste.

Após ter perdido força, quarta-feira, na passagem por Porto Rico, de onde saiu como furacão de categoria dois (escala de intensidade Saffir-Simpson) voltou hoje à categoria três, com ventos de 185 quilómetros por hora.

Os meteorologistas do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos preveem que o ciclone vá ganhar força nas próximas horas e dias.

O NHC também prevê que o Maria se vá afastar hoje de Porto Rico e que durante as próximas horas se vá aproximar da costa norte da República Dominicana, mas sem atingir o território.

Mais tarde, o Maria deve deslocar-se em direção às ilhas britânicas Turcas e Caicos e as Bahamas, durante a noite de sexta-feira.

O furacão atingiu fortemente Porto Rico, na quarta-feira, deixando toda a ilha sem energia elétrica e provocando, pelo menos, um morto.

O número total de mortos em Porto Rico é neste momento de nove, após a morte de uma pessoa em Guadalupe e das oito vítimas mortais em Dominica, atingida pelo furacão que, na altura, atingiu uma força de categoria cinco.

PSP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.