EUA preparam ajuda para Dominica e outros territórios afetados por furacão Maria

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Washington, 21 set (Lusa) -- O Governo dos Estados Unidos prepara um pacote de ajudas para a ilha de Dominica e outros enclaves caribenhos atingidos pelo furacão Maria, informou na quarta-feira o Departamento de Estado.

"Os Estados Unidos estão solidários com o povo de Dominica e com todos os do Caribe afetados pelo impacto devastador do furacão Maria", disse em comunicado.

O Departamento de Estado acrescentou que os Estados Unidos estão preparados para trabalhar com esses territórios e com os parceiros internacionais "para proporcionar ajuda de forma imediata".

"Estamos em processo de coordenar o melhor pacote de ajudas possível", refere o comunicado.

O furacão Maria, que agora ameaça a República Dominicana, arrasou na quarta-feira Porto Rico, depois de ter devastado Guadalupe e Dominica no dia anterior, causando um total de dez mortos.

Em Porto Rico, onde o Maria foi o pior furacão dos últimos em 80 anos, ficou um rasto de destruição, com habitações derrubadas, várias inundações e um milhão de pessoas ficou sem eletricidade.

O furacão Maria perdeu intensidade e passou a tempestade de grau dois, revelou na quarta-feira o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

Apesar de ter descido de categoria, as autoridades preveem que a tempestade possa novamente agravar-se hoje, quando passar pela República Dominicana, país que está já em alerta máximo.

FV (SS) // FV.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

EUA. Cão-polícia robô foi baleado várias vezes e elogiado por evitar tragédia

Um cão robô foi elogiado pela polícia estadual de Massachusetts, nos Estados Unidos, por ter ajudado a evitar uma tragédia que envolveu uma pessoa barricada numa casa e que efetuou disparos com uma arma automática.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial