Jornadas abrem com apresentação do Ano Europeu do Património Cultural

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 set (Lusa) -- O Ano Europeu do Património Cultural 2018 é hoje apresentado no Museu de Arte Popular, em Lisboa, numa sessão que conta com o ministro da Cultura e abre as Jornadas Europeias do Património, que decorrem de sexta-feira a domingo.

A cerimónia, prevista para as 15:00, conta com a participação do coordenador nacional do Ano Europeu, Guilherme d'Oliveira Martins, e da diretora-geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva, além do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes.

Em comunicado, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) sublinha que esta "é a primeira iniciativa pública alusiva à participação portuguesa no Ano Europeu do Património Cultural", na qual "vai ser lançado um repto à sociedade, no sentido do seu amplo envolvimento na celebração do Património Cultural, ao longo de 2018".

Após a apresentação do Ano Europeu, realiza-se uma mesa redonda sobre o tema das Jornadas Europeias do Património, "Património e Natureza", que conta com as intervenções de Aurora Carapinha, da Universidade de Évora, José Aguiar e João Ferrão, da Universidade de Lisboa, Maria Castro Almeida, consultora na área de Ambiente, Agricultura e Floresta, Mário Fortes, da DGPC, e Álvaro Domingues, da Universidade do Porto, sendo moderada por Rita Theriaga Gonçalves, da DGPC.

Pelas 18:15 realiza-se a cerimónia de entrega dos prémios Experiência Fotográfica Internacional de Monumentos (EFIM), evento do Conselho da Europa que em Portugal se realiza há vários anos através do passatempo fotográfico "Num instante... o Património" dirigido a jovens.

As Jornadas Europeias do Património, este ano, contam com a participação de 830 entidades organizadoras, públicas e privadas, que realizam cerca de 1.500 atividades, na maioria com entrada gratuita, em 160 concelhos, segundo dados da DGPC.

O programa nacional de atividades está disponível em: http://w3.patrimoniocultural.pt/jep2017/public/.

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.