EUA adverte que acordo com Irão não tornou região mais estável

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nações Unidas, Nova Iorque, 21 set (Lusa) - O secretário de Estado norte-americano advertiu que o acordo nuclear com o Irão não "tornou a região mais estável e pacífica", apesar de Teerão estar em "conformidade técnica" com o pacto assinado em 2015.

"Infelizmente, depois do acordo não constatámos que a região se tenha tornado mais estável e pacífica", disse Rex Tillerson, na quarta-feira, no final de um encontro com o hómologo iraniano, Javad Zarif.

"Isso é um verdadeiro problema", insistiu o responsável norte-americano, invocando o apoio iraniano ao regime de Bashar al-Assad na Síria, ataques informáticos e o desenvolvimento do programa de mísseis balísticos de Teerão.

Rex Tillerson disse que o encontro com Zarif foi "útil", referindo ter sido "uma discussão aberta e franca entre todas as partes".

"Espero que tenha sido útil para os outros", "para mim pessoalmente foi útil ouvir os seus pontos de vista", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve decidir até meados de outubro se renuncia ao pacto, "tem sido bastante claro" quanto às preocupações sobre "o tema do próprio acordo, o objeto do acordo e a aplicação do acordo", sublinhou Tillerson, depois da reunião na ONU com os ministros dos países signatários.

A chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, disse que todos países signatários do acordo nuclear com o Irão concordaram que todas as partes estão a cumprir o pacto, descartando a possibilidade de renegociar partes do convénio assinado em 2015.

"Não há necessidade de renegociar partes do acordo porque está a funcionar", disse Mogherini, depois de presidir um encontro ministerial entre o Irão e as potências internacionais que negociaram o acordo.

Mogherini explicou que todos os participantes na reunião, incluindo os Estados Unidos, consideraram que o acordo nuclear está a ser respeitado, e que não houve nenhuma discussão sobre eventuais modificações.

Este foi o primeiro encontro entre os chefes da diplomacia iraniana, Javad Zarif, e norte-americano, Rex Tillerson, desde a chegada de Donald Trump à Casa Branca em janeiro.

O acordo foi assinado em 14 de julho de 2015, em Viena, entre o Irão e seis grandes potências (Estados Unidos, Reino Unido, Rússia, China, França e Alemanha), após 12 anos de negociações difíceis, e prevê o levantamento progressivo das sanções internacionais contra o Irão, que em troca deve limitar ao uso civil o programa nuclear.

FV (SS/JIM) // EJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.