Nova espécie de mosquito encontrada em Portugal não estava infetada

Nova espécie de mosquito encontrada em Portugal não estava infetada
| País
Porto Canal com Lusa

O mosquito da espécie que foi identificada pela primeira vez em Portugal não estava infetado com nenhum agente biológico que possa afetar a saúde humana, segundo a Direção-geral da Saúde (DGS).

Uma espécie de mosquito que é potencialmente transmissora do vírus da febre dengue foi identificada pela primeira vez em Portugal, na região Norte do país.

De acordo com a especialista da DGS Paula Vasconcelos, esta espécie (Aedes albopictus), de origem asiática, tem sido detetada em vários locais na Europa ao longo dos últimos anos.

Em Portugal foi detetada num conjunto de amostras recolhido pelo sistema de vigilância nacional de vetores (mosquitos).

Segundo a especialista da DGS, “não há nenhuma indicação” de que o mosquito encontrado esteja infetado com qualquer agente biológico.

“Não temos informação de que o mosquito esteja infetado para qualquer doença que possa afetar a saúde humana”, afirmou à agência Lusa.

Também a nível da europa, esta espécie tem sido encontrada mas até ao momento não foram reportadas doenças humanas relacionadas com a sua presença.

O facto de se ter encontrado esta espécie não significa, segundo a especialista da DGS, que haja qualquer invasão.

Aliás, Paula Vasconcelos considerou que “não é uma situação inesperada”, uma vez que a avaliação do risco feita a nível europeu tem apontado para a presença deste mosquito.

A DGS adianta que até ao momento “não há indícios de risco acrescido para a saúde da população”.

Os trabalhos de monitorização e avaliação da situação são da competência dos serviços de saúde pública de nível regional e local da região Norte, em articulação com as autoridades centrais.

“O diretor-geral da Saúde e o presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge continuarão a informar a população da evolução e das medidas tomadas”, acrescenta uma nota hoje emitida.

+ notícias: País

Páscoa milionária? Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do EuroSorteio desta quinta-feira já foram revelados.

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.