Costa manifesta a Guterres apoio de Portugal à reforma das Nações Unidas

| Política
Porto Canal com Lusa

Nova Iorque, 20 set (Lusa) - O primeiro-ministro manifestou hoje ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, o apoio de Portugal ao projeto de reforma das Nações Unidas, numa reunião em que também foram analisadas as missões portuguesas em operações de paz.

Estes foram alguns dos pontos abordados numa reunião de trabalho entre os dois socialistas portugueses, que decorreu à margem da 72.ª sessão anual das Nações Unidas.

A reunião, segundo fonte do executivo português, durou cerca de 20 minutos e António Costa classificou-a como "calorosa".

"Foi uma calorosa reunião de trabalho, em português, com o secretário-geral das Nações Unidas. Falámos da contribuição de Portugal para as operações de paz, da agenda 2030, em particular da importância da temática dos oceanos", referiu o líder do executivo português.

Durante a mesma reunião, além de terem sido abordados assuntos relacionados com a Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), foram também passados brevemente em revista os vários conflitos no mundo.

No plano político-diplomático, António Costa manifestou "o apoio de Portugal à reforma das Nações Unidas empreendida pelo secretário-geral" António Guterres.

Hoje, ao fim da manhã em Nova Iorque, António Costa fará o seu primeiro discurso numa sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

PMF // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Montenegro apresenta a composição do novo Governo esta tarde

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, vai ser recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00, numa audiência em que deverá apresentar o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.