Saldo externo da economia melhora para quase 4 mil milhões de euros até Outubro

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 dez (Lusa) - A economia portuguesa terminou os primeiros dez meses do ano com um saldo externo positivo de quase 4 mil milhões de euros, beneficiando de uma melhoria generalizada em todas as componentes da balança comercial.

O valor é especialmente positivo devido ao saldo da balança de capital, que apesar de estar em queda, apresenta um saldo positivo de 2999 milhões de euros até ao final de outubro (3.586 milhões de euros no mesmo período de 2012).

A balança comercial continua positiva, atingindo os 968 milhões de euros até final de outubro deste ano, quando no mesmo período do ano passado tinha um défice registado de 2.872 milhões de euros.

Para esta melhoria contribuem todas as componentes da balança comercial. O saldo entre importações e exportações de bens continua negativo, mas melhora em 1.456 milhões de euros, atingindo um défice de 5.946 milhões de euros, contra um défice de 7402 milhões de euros no mesmo período de 2012.

A balança de serviços vê o seu saldo positivo ser superior ao já registado no ano passado por esta altura, passando de 7.527 milhões de euros para 8.442 milhões de euros.

A balança de rendimentos melhora também o seu saldo negativo, passando de um défice de 6.035 milhões de euros nos primeiros dez meses de 2012 para 4.860 milhões de euros nos primeiros 10 meses deste ano.

As transferências correntes registam também uma melhoria, passando de um saldo positivo de 3.039 para 3.332 milhões de euros.

NM// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.